Formandos de Psicologia são os primeiros a colar grau em 2018

 

Vice-reitor presidiu a cerimônia e garantiu recursos para o novo prédio da FapsiVice-reitor presidiu a cerimônia e garantiu recursos para o novo prédio da Fapsi

 

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

 

Os concluintes da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Fapsi/Ufam) receberam a primeira outorga de grau do ano na noite de quarta-feira, 10, no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do Campus Universitário. A solenidade foi presidida pelo vice-reitor, professor Jacob Cohen, e prestigiada por docentes e familiares dos formandos.

O vice-reitor garantiu a qualidade da formação: “A Psicologia da Ufam representa a certeza de que os egressos terão acesso direto ao mercado de trabalho”. Destacou ainda que o diferencial que eles levam para a sociedade é o de serem profissionais completos. “É uma satisfação enorme cumprir esta condição que nos compete, neste momento em que a Universidade encerra um ciclo importante na vida desses alunos”. O professor Cohen revelou ainda que a Ufam já dispõe dos recursos para a construção do prédio para a Unidade Acadêmica.

A diretora da Faculdade de Psicologia, professora Iolete Ribeiro, refletiu com otimismo sobre os desafios da empregabilidade para os 22 novos colegas de profissão. “Mesmo num cenário com poucas oportunidades, temos tido um bom retorno, porque os egressos estão atuando na área, têm tido êxito em concursos e seleções para cursos stricto sensu pelo Brasil”, observou.

Segundo a docente, a própria Ufam, por meio da Fapsi, possui mecanismos capazes de atrair esses profissionais para a participação em atividades na Academia, nos grupos de pesquisa ou na clínica escola, por exemplo. De outro ponto de vista, reforçou o papel político dos egressos. “A perspectiva de atuação política também é um caminho importante para fortalecer a profissão”, avaliou, ao citar o necessário envolvimento deles nos sindicatos e nos conselhos profissionais.  A reivindicação por efetivas políticas públicas de saúde mental no País, segundo a professora Iolete, é igualmente importante e necessita de apoio dos psicólogos.

 

Expectativa e Reconhecimento

 

Professores, familiares e amigos prestigiaram a conquista dos formandosProfessores, familiares e amigos prestigiaram a conquista dos formandosDepois de já terem recebido o grau de bacharéis, os agora psicólogos ouviram atentos ao discurso da oradora Gisely Marinho. “Eu já tinha estudado nas duas turmas que estão colando grau hoje, de 2012 e 2013, então eu acabo representando todo o grupo”, revelou a formanda. No pronunciamento, o tom foi de despedida e de esperança ao mesmo tempo. “Um dos momentos mais marcantes da faculdade foi, sem dúvida, o primeiro contato que eu tive com o paciente. É uma grande responsabilidade”, lembrou Gisely, que ainda não decidiu se seguirá atuando na Psicologia Organizacional ou na pesquisa, em particular na área da Neurociência.

Os 16 docentes da Fapsi, dentre os quais 15 doutores e um doutorando, foram os responsáveis por conduzir os seis anos de trajetória acadêmica que compreende o tripé ensino, pesquisa e extensão. O paraninfo, professor Ewerton Helder Bentes de Castro, num discurso emocionado, tomou o ‘tempo’ como tema central, articulando a relação entre o passado, repleto de sonhos e receios; o presente, retratado na conquista do diploma; e o futuro, cheio de expectativas e desafios. “Desejamos que a vida seja plena de encontros, desencontros e reencontros. Estaremos aqui com a certeza de ter formado os melhores para a sociedade”, finalizou.

A patronesse da turma foi a professora Raquel Almeida de Castro, já a coordenadora do curso, professora Ana Cristina Fernandes Martins, foi homenageada com o nome da turma.

 

Novos psicólogos

 

Ao final, os bacharéis exibiram diplomas obtidos depois de seis anos de dedicação ao curso Ao final, os bacharéis exibiram diplomas obtidos depois de seis anos de dedicação ao curso Alexandre Cavalcante da Silva;

Amanda Carolina dos Santos Zanetti;

Augusto Cunha de Araújo;

Bárbara Suzy Pezos Martins;

Beatrice Carvalho Nagibi;  

Carolline Lima Garcia;  

Cícero Benedito Vasconcelos Lalá de Oliveira;

Fábio Sidney Pereira Soares;

Flávio José Soares;  

Francisca Gabriele Ferreira de Oliveira;  

Gabriela Bernardes Pinto;

Gerson Bento de Oliveira; 

Giselly Carvalho Farias Marinho;

Kamila Bezerra de Araújo; 

Luyendyk Lustosa Cardoso; 

Maressa Andrade da Costa;

Maria Angélica Bizari Cavicchioli;

Natália Lenzi Nodari; Otávio Ferreira Lima Neto;

Ricardo Pereira da Silva Oliveira;

Rodrigo Serrão de Farias; 

Stiffanny Alexa Saraiva Bezerra.